HISTÓRIAS DE VIDAS, SABERES E COMPARTILHAMENTOS DE UM CASAL DE ALUNO DA EJA
Educação de Jovens e Adultos; Etnomatemática; Saberes e Fazeres
Essa pesquisa de mestrado buscou responder a seguinte questão: Como se deu o processo de produção dos saberes e fazeres na construção da identidade do aluno da EJA, marcado por diferentes fases e circunstâncias de sua vida anterior e posterior ao ingresso no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Milton Marques Curvo? Buscamos, com este estudo, conhecer o perfil dos discentes do CEJA, a partir da história de vida de alunos matriculados e envolvidos, efetivamente, no processo de aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos, enfatizando no discente, sua singularidade, especificidade social, expectativas e limitações, no que se refere à educação. Com base nas mudanças ocorridas nos últimos anos, no Perfil do Alunado da Educação Básica, em particular o Perfil dos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJAs, localizado na cidade de Cáceres/MT, acreditamos ser imprescindível a realização de pesquisas que tenham como foco o contexto habitado por esses alunos e as produções de conhecimentos não escolares que emergem dos modos de vida desses alunos.