ENSINO DE ESTATÍSTICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2000 A 2021
Ensino de Estatística; Estado do Conhecimento; Dissertações e Teses;
Na presente pesquisa, objetivamos investigar e analisar as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) relacionadas ao Ensino de Estatística produzidas pelos programas de pós-graduação no Brasil no período de 2000 a 2021. Desta maneira, a questão norteadora da pesquisa é: O que nos revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Ensino Estatística desenvolvidas no período de 2000 a 2021 no Brasil? Para a coleta de dados realizamos um levantamento das dissertações e teses publicadas nas seguintes bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Metodologicamente, realizamos uma abordagem qualitativa, na modalidade do “Estado do Conhecimento”, o qual possibilita a compreensão dos estudos realizados a respeito do Ensino Estatística, de modo quantificado e ordenado. O Corpus da Pesquisa foi constituído por 407 pesquisas envolvendo a referida temática. Para a análise desse material utilizando alguns conceitos da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). A partir do levantamento e do processo de codificação dos dados brutos, conduziu-nos a definição de 20 Eixos Temáticos, os quais foram constituídos com base nas Nuvens de Palavras elaboradas a partir dos títulos das pesquisas e das palavras-chave. Após a codificação dos trabalhos segundo os Eixos Temáticos, buscamos estabelecer articulações entre eles para a constituição de seis Categorias de Análise da pesquisa. A seguir, realizamos a Análise Interpretativa dos Dados por meio de movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa – de cada uma seis Categorias de Análise configuradas no presente Estado do Conhecimento para nos proporcionar compreensões do objeto investigado.