ETNOCIÊNCIA NOS RITOS E CERIMÔNIAS DO HETOHOKỸ Da Ciência à Sapiência Inỹ-Karajá
Etnociência; Hetohokỹ; Inỹ/Karajá.
O presente trabalho aborda uma investigação sobre a Etnociência nos ritos e cerimônias do Hetohokỹ do povo Inỹ da aldeia Krehawã, Território Indígena São Domingos, localizado a três km do Município de Luciara - MT. Para isso buscou-se compreender o processo de constituição, sistematização e difusão da Etnociência a partir da celebração do ritual Hetohokỹ realizado no período de julho de 2020 a março de 2021. A abordagem teórica apoiou-se nos alicerces da Etnomatemática, na concepção d’ambrosiana, mas dialogando transdisciplinarmente com outras áreas do conhecimento, como educação, ensino, antropologia, história, biologia, etnociências. Para isso, a investigação percorreu um caminho em que a observação participante, instrumentalizada pelo caderno de campo, por gravações de áudio, fotografias, pela imersão no contexto cultural e convívio com os Inỹ foram os instrumentos responsáveis para a produção dos dados. Nesse caminhar foi possível perceber o quanto os anciões detêm um domínio e consciência dos saberes relacionados aos rituais praticados por esse povo e, consequentemente, o quanto eles produzem e sistematizam um conjunto de saberes e conhecimentos que constitui o Hetohoky, tais como: wetkana, bidina, wokohyny e olyrena, tòò, alimentação tradicional e óleo de tari. Saberes esses que poderão subsidiar/colaborar na elaboração de um currículo específico para a escola da comunidade no sentido de sistematizar os saberes e fazeres que possam dar embasamento nas atividades pedagógicas significativas culturalmente e contextualizadas para, assim, fortalecer e difundir os conhecimentos culturais oriundos da cultura Inỹ.