AVALIAÇÃO DO APLICATIVO QuiLegAl POR ACADÊMICOS DO ENSINO SUPERIOR POR INTERMÉDIO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Ciências. Aprendizagem. Recursos de tecnologia digital. Aplicativos.
No contexto de ensino e aprendizagem contemporâneo faz-se necessário inserir o aluno como protagonista do processo educativo e também cabe ao profissional docente entender as diversas metodologias e instrumento pedagógicos para alcançar êxito. Os currículos ressaltam que o ensino de química não pode se resumir apenas à transmissão de conhecimento e também faz-se necessário a utilização de tecnologias digitais diante da atual sociedade globalizada e tecnológica. Nesta premissa, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o objeto digital de aprendizagem QuiLegAl na percepção de estudantes do ensino superior, por intermédio de métodos ativos. A avaliação foi realizada com a abordagem dos conteúdos de ligações químicas e reações químicas em sala de aula com o auxílio do QuiLegAl, com o uso de metodologia ativa de ensino. A pesquisa de caráter qualitativa não desprezou dados quantitativos. A produção dos dados foi realizada através de dois questionários, entrevista semiestruturada e observações do pesquisador. Esses dados foram analisados e categorizados onde os resultados foram discutidos com base na literatura. Com a realização dos estudos observamos apontamentos pertinentes e críticos para a melhora e uso do aplicativo QuiLegAl possibilitando a correção de possíveis falhas existentes. Além disso, o estudo demonstrou aspectos positivos do QuiLegAl e acerca das metodologias ativas, pois com o seu uso foi possível construir um campo de debates críticos e reflexivos, ensino e aprendizagem colaborativa. Demonstrando ser uma relação de simbiose com as tecnologias digitais no contexto de ensino.