CONTRADIÇÕES INTERNAS NO CURSO LIC-TOON: PRODUÇÃO DE CARTOONS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Animações. Formação de professores.
Esta pesquisa objetivou compreender as contradições internas que emergiram durante o trabalho com tecnologias digitais para a produção de cartoons matemáticos na formação inicial. Os participantes da pesquisa foram estudantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat). Os dados obtidos foram analisados qualitativamente, com base nos tipos de manifestações discursivas de contradições propostas por Engeström e Sannino (2011). Nos discursos dos sujeitos participantes, procuraram-se encontrar pistas linguísticas, identificando quais delas correspondiam a manifestações discursivas de contradições e depois classificá-las como um dos quatro tipos apresentados pelos autores. Nesta pesquisa, optei por acrescentar uma quarta fase; nela, com base nas manifestações discursivas de contradições e nos movimentos do sistema de atividade, analiso que nível de contradição interna está ocorrendo em um dado momento do trabalho. A metodologia de pesquisa adotada foi a do experimento de ensino, que possibilitou compreender, de forma mais detalhada, as ações dos sujeitos durante o desenvolvimento do curso. Os procedimentos e instrumentos para a produção dos dados foram: questionários, entrevistas e observação participante. Durante o último procedimento, foram usados diário de bordo e registros em áudio e vídeo. Os cartoons foram produzidos em duplas, sendo que cada uma realizou dez encontros de quatro horas. Os resultados indicam que o enfoque pedagógico idealizado contribuiu para o surgimento de contradições, pois, no desenrolar do curso, cada dupla escolheu um conteúdo matemático de seu interesse, a partir do qual teve que estudar e construir um roteiro para o cartoon. A resolução das contradições que surgiram nesses momentos influenciou o raciocínio dos sujeitos, contribuindo para a aprendizagem de conceitos matemáticos. O surgimento das contradições e a sua resolução foram fatores impulsionadores do desenvolvimento do curso. Além disso, tais contradições atuaram como molas propulsoras, que causaram mudanças nos sistemas de atividade dos sujeitos, apontando rupturas que contribuíram para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.