AVALIAÇÃO DO APLICATIVO QuiLegAl POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Objeto digital de aprendizagem. Aplicativos. Ensino de Química. Avaliação.
No atual contexto educacional as tecnologias digitais têm se mostrado aliadas nos processos de ensino e aprendizagem. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o objeto digital de aprendizagem QuiLegAl em uma situação de ensino por estudantes do ensino superior. O aplicativo para o ensino de ciências e química, oriundo de uma pesquisa de mestrado, visa contribuir na exploração e compreensão, especialmente, de conteúdos de ligações químicas, equações químicas e suas representações. A pesquisa de cunho qualitativo, foi realizada tendo como sujeitos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Cáceres que realizaram a exploração do QuiLegAl para realizar apontamentos sobre seus aspectos técnicos e pedagógicos. Para a produção dos dados, foram utilizados como instrumentos, questionário e roda de conversa. Os dados foram categorizados e analisados, tendo como referência a análise de conteúdo de Bardin (2011). No processo de análise, foi possível associar as principais unidades de significado semelhantes (termos e palavras-chaves) possibilitando possíveis inferências pautadas na literatura, assim constituindo duas categorias de análise, a saber: 1) O aplicativo QuiLegAl como recurso didático construtor e mobilizador do conhecimento em Química; 2) O aplicativo QuiLegAl como fomentador do uso das tecnologias digitais no ensino de química. Nestas categorias, discute-se observações críticas e relevantes acerca do aplicativo, trazendo reflexões que apontam para o uso das tecnologias digitais no âmbito da aprendizagem química. Também, na busca e fomento de atividades autônomas e reflexivas, bem como interação nas atividades propostas trazendo-o como influenciador de atividades de cooperação e interação com tecnologias digitais no contexto educacional. Observou-se no estudo de avaliação do QuiLegAl, um objeto digital de aprendizagem capaz de mobilizar e motivar na busca e compreensão de conhecimentos químicos nos processos de ensino e aprendizagem, possibilitando em seu contexto de uso, como interatividade e ludicidade no processo de busca do conhecimento, demonstrando características constitutivas como: técnicas, pedagógicas e lúdicas com diferentes recursos textuais e visuais (imagens, vídeos, animações) envolvendo os conteúdos do app, o que pode auxiliar o processo do ensino de Ciências e Química, visto que a utilização destes recursos podem favorecer a participação e o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Observa-se também que algumas alterações que se observaram necessárias para a melhor qualidade do aplicativo serão ajustadas, o que resultará em um ODA capaz de contribuir no ensino de Ciências e Química em diversas modalidades e níveis de ensino.