PRODUÇÕES CÔNICAS DO CURSO DE GEOGEBRA ASSOCIADAS AO TRANSITAR DA MATEMÁTICA DO MATEMÁTICO, MATEMÁTICA DO GEOGEBRA E A MATEMÁTICA DA ESCOLA
Curso de GeoGebra; Matemática do matemático; Matemática do GeoGebra; Matemática do Matemático; Cônicas.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o trânsito entre a Matemática da Escola (ME), Matemática do Matemático (MM) e a Matemática do GeoGebra (MG) associadas às produções dos cursistas que abordaram o conteúdo de cônicas em três edições (14º, 15º e 16º edição) do curso de GeoGebra. Tal objetivo busca responder de forma investigativa e interpretativa como a Matemática do GeoGebra (MG) interfere e/ou apoia a Matemática da Escola (ME) e a Matemático do Matemático (MM)? Metodologicamente adotou-se a Análise Textual de Discursiva (ATD), que segundo Moraes e Galiazzi (2006, 2016), se caracteriza como uma abordagem de análise de dados que transita entre duas formas consagradas de análise de pesquisa qualitativa, que são a análise de conteúdo e análise de discurso. Buscamos apoiar o meio acadêmico sobre as diferentes linguagens e modos de produzir significados aprofundando nas possibilidades e limitações do software GeoGebra, assim como nas qualidades do curso, dando ênfase as interações e colaborações dos cursistas decorrentes produções realizadas em um ambiente virtual. Para tanto, a pesquisa explora nas produções dos cursistas significados semelhantes que delimitaram categorias em meio ao movimento cíclico de interpretação e impregnação do corpus da pesquisa, comunicando a compreensão do novo emergente através do metatexto.