EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS DOCENTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A AUTISTAS MEDIADO POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Ensino. Inclusão Digital. Autismo. Informática.
Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas docentes relacionadas ao ensino de alunos do ensino médio portadores do transtorno do espectro autista em Rondonópolis, mediado pelo uso de tecnologias digitais. A metodologia de pesquisa adotada é a básica, quanto a natureza, e a exploratória, quanto aos objetivos. Como procedimentos foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por conceitos de Revisão Sistemática de Literatura sobre trabalhos publicados no período de 2009 a 2019, os dados foram obtidos a partir de uma proposta de formação pedagógica ministrada a professores de matemática. A análise dos dados empregada é de abordagem qualitativa, recorrendo-se a metassíntese qualitativa e conceitos da Teoria Fundamentada nos Dados. A fundamentação teórica baseia-se em conceitos relacionados ao uso das tecnologias digitais no ensino de matemática para alunos autistas. Como resultado, este trabalho pode identificar as tecnologias digitais mais utilizadas atualmente nas práticas docentes para o ensino de matemática a estudantes autistas, trazer reflexões para o conhecimento do autismo aos profissionais da educação e da comunidade, proporcionadas por uma formação pedagógica online.