INTROSEQ: UM OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL PARA O ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS
Objetos Digitais de Aprendizagem. Ensino de Sequências Numéricas. Smartphones. INTROSEQ.
O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver e avaliar um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) para smartphones (sistemas operacionais Android e IOS) voltados para os conceitos de Sequências Numéricas. Para tanto, procuramos saber como o uso do Objeto Digital de Aprendizagem/Aplicativo INTROSEQ pode contribuir no Ensino de Sequências Numéricas em estudantes do 1º ano do Ensino Médio, buscando saber quais são seus limites e possibilidades. Apresentamos em nosso referencial teórico aspectos do Ensino de Sequências Numéricas embasados nos documentos curriculares brasileiros, especialmente a BNCC, com discussões acerca de pesquisas relacionadas a esses conceitos, bem como sobre os Objetos Digitais de Aprendizagem e seus usos em smartphones, trazendo uma perspectiva de avaliação dentro desse contexto. Para o desenvolvimento do ODA/Aplicativo INTROSEQ nos utilizamos da metodologia de design observada nas 4 (quatro) fases dos processos de design do Modelo de Lobäch. Na avaliação do ODA trouxemos uma abordagem qualitativa com a triangulação dos dados obtidos, destacando a última fase do Modelo de Lobäch, onde adotamos como procedimento metodológico o Experimento de Ensino. Esse procedimento foi realizado via plataforma Google Meet com 5 (cinco) professores, que atuam no Ensino Fundamental e Médio, no município de Tangará da Serra, estado de Mato Grosso. Os instrumentos para a produção de dados foram um questionário avaliativo, questionário semiestruturado e estruturado, além dos registros audiovisuais e observações durante o procedimento. Os resultados da pesquisa nos sugerem que as potencialidades do ODA/Aplicativo INTROSEQ vão ao encontro de aproximação ao usuário, podendo ser utilizado no Ensino de Sequências Numéricas, apontando restrições relacionadas à internet.