PRODUÇÕES SOBRE GEOMETRIA PLANA EM UM CURSO DE GEOGEBRA ON-LINE: ARTICULAÇÕES COM AS HABILIDADES CORRELATAS À BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL
Geometria Plana; BNCC; Curso de GeoGebra on-line.
Este estudo visa identificar e analisar as produções dos participantes no ambiente virtual Moodle, durante a 21ª edição do Curso de GeoGebra on-line, focando as atividades de Geometria Plana e suas relações com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. O curso de extensão em GeoGebra é oferecido pela Comunidade On-line OGeoGebra, da Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR), por meio da Educação a Distância (EAD), objetivando capacitar e motivar professores de Matemática em exercício e futuros educadores para utilizar o GeoGebra enquanto recurso didático. A pesquisa pretende responder a esta questão: Quais produções dos cursistas sobre Geometria Plana podem articular-se com as habilidades correlatas à BNCC do Ensino Fundamental? A abordagem qualitativa proposta baseia-se em teorias bibliográficas relevantes. Há uma análise aprofundada das produções, auxiliada pelo software MAXQDA, focada em identificar nuances e padrões. A etapa de obtenção e análise dos dados segue a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2016), permitindo uma compreensão profunda das percepções dos participantes. Em consonância com o objetivo da pesquisa, foram constituídas três categorias de análise: (i) Tópicos de Geometria Plana; (ii) Finalidades do uso do GeoGebra no desenvolvimento das produções; (iii) Produções articuladas com as habilidades correlatas à BNCC do Ensino Fundamental.