Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENE WEIBER ZAVITOSKI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENE WEIBER ZAVITOSKI
DATA : 06/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/oux-yndw-eux
TÍTULO:

RECURSOS TECNOLÓGICOS APLICADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: ANÁLISE DO USO DOS CHROMEBOOKS PELOS PROFESSORES DE QUÍMICA


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais. Prática de ensino. Aplicativos educacionais. 


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Os aplicativos educacionais proporcionam uma série de benefícios, como a facilitação da compreensão de conceitos complexos e a preparação dos alunos para os desafios tecnológicos e científicos do futuro. Com a disponibilização de Chromebook nas escolas do Estado, o uso de aplicativos específicos para o ensino de Ciências da natureza sem a necessidade do uso dos celulares, tornou-se uma opção para os professores. Dessa forma, o principal objetivo da pesquisa foi verificar como os professores de Ciências da Natureza, em especial os professores de Química, estão utilizando os Chromebook para o ensino e quais os aplicativos que mais utilizam nas aulas. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, configurando-se como um estudo exploratório. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas em formato de grupo focal (rodas de conversas) e para o tratamento das informações foi realizada a análise de conteúdo. Participaram da pesquisa professores de uma escola pública urbana localizada na região Centro-Norte de Cuiabá. Os resultados mostram que a maioria dos professores ainda não utiliza os Chromebook para fins pedagógicos e não exploraram os aplicativos educacionais. O uso dos Chromebook tem se concentrado na aplicação de avaliações e na inserção de atividades na plataforma já pré-estabelecida na rede de ensino estadual, sem nenhum vínculo com aplicativos específicos para o ensino da Química. Os participantes disseram que não baixaram ou pesquisaram nenhum aplicativo que poderia ser utilizado nos Chromebook, embora um deles tenha compartilhado links para simuladores online com os estudantes. Apesar das vantagens dos aplicativos, como ferramentas pedagógicas devido a interatividade, feedback imediato e personalização, a pesquisa revelou que a maioria dos professores ainda prefere usar os Chromebook para tarefas mais básicas, como avaliações e atividades tradicionais, sem envolver tecnologia nas aulas, mesmo com a disponibilização de uma ferramenta tecnológica, como os Chromebook.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Interna - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - 002.669.550-29 - ANDREIA VAZ GOMES - SEDUC
Notícia cadastrada em: 18/09/2024 10:52
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1