Ensino de Ciências nos anos finais do nível fundamental: sentidos e desafios da formação continuada em educação sexual
Ensino de Ciências, Formação de professores, Educação Sexual
No presente trabalho objetivamos apresentar uma proposta de forma¸c˜ao continuada de modo remoto para professores que ensinam Ciˆencias, com foco no tema educação sexual. A pergunta norteadora deste trabalho ´e: de que maneira essa proposta de forma¸c˜ao con- tinuada pode contribuir para o desenvolvimento da pr´atica pedag´ogica dos professores em rela¸c˜ao à educação sexual? Para embasar essa pesquisa, ser´a utilizada a abor- dagem qualitativa com interpretação proposta por Severino (2007). Essa abordagem permite uma an´alise mais profunda dos aspectos subjetivos e sociais relacionados ao ensino da sexualidade, possibilitando compreender como as concep¸c˜oes dos professores sobre o tema podem in- fluenciar sua pr´atica pedag´ogica. A forma¸c˜ao continuada remota proposta consiste em uma s´erie de encontros online, os quais foram abordados diferentes temas concernetes `a sexualidade, como identidade de gˆenero, orienta¸c˜ao sexual, violˆencia sexista contra mu- lher e crian¸cas, o ciclo menstrual e seus desafios, entre outros. Foram utilizados recursos digitais, como textos, v´ıdeos e debates online, para aprofundar o conteu´do e promover a reflex˜ao dos professores. Para a tradução de dados foram utilizados um question´ario inicial no final do estudo, respondidos por uma m´edia de 25 participantes, al´em da an´alise das falas dos participantes durante o curso. Apo´s tais an´alises chegamos a 3 eixos norteadores dos resultados, dos quais, o primeiro a falta de forma¸c˜ao continuada, est´a descrito para o exame de qualifica¸c˜ao deste trabalho. Os outros dois juntamente com as considera¸c˜oes finais ser˜ao apresentados ap´os esta etapa da pesquisa.