ANÁLISE DO USO DO AMBIENTE MIT APP INVENTOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS INY/KARAJÁ
Tecnologias Digitais, MIT App Inventor, Educação Escolar Indígena, Ensino de Matemática.
Diante das necessidades dos indivíduos de acompanhar as mudanças no campo das tecnologias digitais, e considerando a escola como um espaço propício para tal feito, objetivamos, com esta pesquisa, avaliar as contribuições e dificuldades do uso do ambiente MIT App Inventor para o ensino da Matemática no contexto da Educação Escolar Iny/Karajá, por meio do desenvolvimento de objetos digitais que abordam a matemática escolar e a matemática Iny/Karajá, numa perspectiva de valorização da cultura desse povo. A pesquisa realizada foi do tipo exploratória, com viés da pesquisa participante e abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da sala multisseriada do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) da Escola Estadual Indígena Hadori, na comunidade indígena Krehawã – território São Domingos, localizado no município de Luciara/MT. A produção de dados ocorreu por meio da realização de um experimento de ensino com carga horária de 50 horas. Para o processo de análise, foram empregadas as técnicas da triangulação dos dados e da indução analítica. Os resultados demonstraram que o emprego do MIT App Inventor estimulou a valorização da cultura, incentivou os aspectos matemáticos Iny, a matemática do currículo, promoveu o desenvolvimento de habilidades da cultura digital, a criatividade, despertou a motivação dos participantes, fortaleceu a importância dos anciãos da comunidade, promoveu o resgate da matemática Iny/Karajá, favoreceu a difusão da cultura, fortaleceu a mobilização de conhecimentos matemáticos do currículo escolar (grandezas e medidas, cálculo de área, figuras geométricas) bem como promoveu o desenvolvimento de habilidades da cultura digital (pesquisa na internet, download de objetos digitais, edição de imagens, reconhecer o formato de imagens. Em relação às dificuldades, destacamos o uso de celulares e a conversão de línguas dentro do ambiente MIT App Inventor; a existência de termos desconhecidos na língua Iny/Karajá e teste dos apps em dispositivos móveis pelos participantes.