OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM: UMA
PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
GeoGebra Book, Discord, Ensino Hibrido, Tecnologias Digitais.
Esta dissertação tem por objetivo analisar as interações dos alunos durante o uso de objetos digitais de aprendizagem em um curso sobre funções de 1º e 2º graus, considerando as características pedagógicas de Braga (2014), onde a modalidade de ensino de ensino utilizada foi o ensino hibrido escolha feita devido as adaptações que as escolas passaram a ter causadas pelo Covid-19. A revisão de literatura é dividida em dois momentos sendo a primeira pesquisa com o descritor principal sendo “Objetos de aprendizagem” e a segunda sendo “GeoGebra Book”, escolha feita a partir do fato de que inserindo os dois descritores juntos, não obtivemos resultados na busca. A fundamentação teórica perpassa pelas tecnologias digitais em sala de aula e em objetos digitais de aprendizagem, sua definição e característica. Os procedimentos metodológicos englobam uma abordagem qualitativa com natureza aplicada, a metodologia de ensino é o experimento de ensino, obtendo como instrumentos para coleta de dados o GeoGebra Book e a sala de aula virtual criada no Discord, as alas durante o curso e formulários do Google aplicados ao final de cada momento. O público-alvo consistiu em alunos do ensino médio de uma escola particular de Barra do Bugres – MT, onde 14 deles participaram do curso intitulado “O uso do GeoGebra book para o ensino de funções do 1º e 2º grau” com duração de 30 horas e através dos três passos da análise de conteúdos de BARDIN (2016) e de todos os registros feitos durante a aplicação do curso buscamos as categorias que definiram que o GeoGebra Book contemplava as características pedagógicas de Braga (2014). Os resultados então mostraram que o livro criado no GeoGebra é uma possibilidade de objeto digital de aprendizagem que englobam as características pedagógicas, não de forma isolada, mas sim em conjuntos.