PRÁTICAS DOCENTES DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES-MT
Práticas docentes de Matemática; Educação de Jovens e Adultos; Processo de ensino e aprendizagem.
Os processos de ensino e de aprendizagem de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm se constituído em objeto de interesse e estudo, dadas as inquietações de professores e pesquisadores em adequar e efetivar o trabalho pedagógico em Matemática em consonância com as características socioculturais dos educandos dessa modalidade da Educação Básica. Deste modo, a investigação consiste identificar, por meio das falas dos professores, o conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos, e suas práticas docentes através da vivencia no codiano na CEJA 15 de Outubro. A partir disso, formulamos a seguinte questão orientadora: Quais as práticas docentes de Matemática constiuídas no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Barra do Bugres? Com isso, o objetivo de estudo (re)construir a história da constituição das políticas educacionais, especificamente, aquelas que concernem a modalidade EJA e o ensino de matemática nos extinto Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) 15 de Outubro do município de Barra do Bugres. A metodologia de abordagem da pesquisa qualitativa, com entrevistas e prescrição das falas. Para compor o conjunto de sujeitos participantes, consideramos um grupo de professores matemáticos e pedagogas da CEJA 15 de Outubro, em Barra do Bugres. A participação dos professores foram totalmente voluntária, não havendo qualquer espécie de constrangimento devido à desistência no percurso do levantamento de dados. A análise de dados ocorreu na perspectiva de Severino (2007) com a análise interpretativa, ancorada pela história oral de Alberti (2004).