VINTE ANOS DE SOFTWARE GEOGEBRA:
UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL
Estado do conhecimento, software de Matemática, GeoGebra, Análise de Conteúdo.
Essa pesquisa se insere no contexto de software para o ensino de Matemática. Objetivamos investigar as produções acadêmicas de dissertações e teses relacionadas ao software GeoGebra, defendidas nos programas de pós-graduação no Brasil, no período de 2001 a 2021. Assim sendo, a questão norteadora da pesquisa é: “o que revelam as pesquisas acadêmicas (dissertações e teses) envolvendo o Software GeoGebra desenvolvidas no período de 2001 a 2021 no Brasil?”. Visando delinear compreensões a respeito do objetivo da pesquisa, utilizaremos a pesquisa qualitativa, na modalidade de estado de conhecimento em um formato Multipaper. Os dados da pesquisa foram coletados nas seguintes bases de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); ii) Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nos quais utilizamos o descritor GeoGebra. O corpus da pesquisa, foi constituído por 727 pesquisas, sendo 706 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado envolvendo o Software GeoGebra num contexto relacionado aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), que nos proporcionou a constituição de quatro artigos científicos, nos quais interpretamos por meio de um movimento dialógico - interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa - para nos proporcionar compreensões específicas a respeito do objeto investigado em três perspectivas explicitadas em cada um dos artigos elaborados. O artigo 1 intitulado: Software Geogebra nos Processos Formativos dos Professores de Matemática: Estado do Conhecimento das Dissertações e Teses no Brasil, objetivou investigar as produções acadêmicas de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil relacionadas ao software GeoGebra para os processos formativos dos professores de Matemática. O artigo 2 intitulado: Análise de Conteúdo das Dissertações e Teses sobre o Software Geogebra para a Prática do Professor de Matemática no Ensino Fundamental, objetivou investigar as produções acadêmicas de dissertações e teses relacionadas ao software GeoGebra para a prática do professor de Matemática atuante no Ensino Fundamental, defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil, no período de 2009 a 2021. O artigo 3 intitulado: GeoGebra nas aulas de Matemática do Ensino Médio: um olhar para as Dissertações e Teses no Brasil, objetivou investigar as contribuições das pesquisas no período de 2009 a 2021envolvendo o software GeoGebra para as aulas de Matemática no Ensino Médio. Com base nos resultados explicitados em cada um dos artigos, compreendemos que as pesquisas relacionadas ao software GeoGebra contribuem para a reflexão e discussão de propostas que potencializam o seu uso nas práticas pedagógicas dos Professores que ensinam Matemática em diversos contextos e níveis.