PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ESTUDANTES AUTISTAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS
Ensino. Inclusão Digital. Autismo. Formação Pedagógica.
Este trabalho tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática a estudantes da educação básica portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), mediado pelo uso de tecnologias digitais a partir de uma formação online. A metodologia de pesquisa adotada possui abordagem qualitativa e caracteriza-se de natureza aplicada e objetivo exploratório. Como procedimentos foram utilizadas a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por conceitos de Revisão Sistemática de Literatura sobre trabalhos publicados no período de 2009 a 2019, e uma formação pedagógica ministrada a professores de matemática na modalidade EaD online, na qual os dados foram produzidos. A análise dos dados empregou a metassíntese qualitativa aplicando como estratégia a triangulação dos dados obtidos. A fundamentação teórica baseia-se em conceitos relacionados ao uso das tecnologias digitais em um sistema de atividades e no ensino de matemática para alunos autistas. Como resultado, este trabalho pode identificar as tecnologias digitais mais utilizadas atualmente nas práticas pedagógicas para o ensino de matemática a estudantes autistas, sendo elas aplicativos de smartphone seguido por plataformas digitais e softwares de computador, trazer reflexões para o conhecimento do autismo aos profissionais da educação e da comunidade, entre elas, a compreensão do comportamento dos neurodiversos, quebra de paradigmas e preconceitos proporcionadas por uma formação pedagógica online.