AVALIAÇÃO DO APLICATIVO QuiLegAl POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS
Objeto digital de aprendizagem. Aplicativos. Metodologias ativas. Ensino de Química.
No contexto de ensino e aprendizagem contemporâneo faz-se necessário inserir o estudante como protagonista do processo educativo e o uso dos diversos recursos pedagógicos e metodologias de ensino. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o objeto digital de aprendizagem QuiLegAl na percepção de estudantes do ensino superior, por intermédio de um método ativo. A avaliação do QuiLegAl foi realizada com a abordagem dos conteúdos de ligações químicas e reações químicas em sala de aula com o uso da metodologia da sala de aula invertida. A produção dos dados foi realizada através de questionários, roda de conversa e observação. Esses dados foram categorizados e analisados pela análise textual discursiva. Neste processo reuniram-se as unidades de significado semelhantes, gerando e identificando três categorias de análise, a saber: 1) O aplicativo QuiLegAl como recurso didático construtor e mobilizador do conhecimento em Química; 2) O aplicativo QuiLegAl como fomentador do uso das tecnologias digitais no ensino de química; 3) O aplicativo QuiLegAl como recurso didático fomentador do ensino e aprendizagem por intermédio de métodos ativos. As categorias emergiram através dos relatos obtidos na pesquisa, onde a maioria dos estudantes realizaram observações críticas e relevantes acerca do aplicativo, trazendo versões que atrelam o uso das tecnologias digitais no âmbito da aprendizagem química, na busca e fomento de atividades autônomas e reflexivas, bem como grande interação nas atividades propostas trazendo-o como influenciador de atividades de cooperação. Observou-se no estudo e avaliação do QuiLegAl um objeto digital de aprendizagem mobilizador de instigação de conhecimentos químicos no processo de ensino e com isso as alterações que se observaram necessárias para a melhor qualidade deste objeto serão realizadas, mas que em relação aos pontos positivos são mínimos, reforçando a possibilidade de desenvolvimento de atividades pedagógicas e simuladoras com o aplicativo em questão.