PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DO USO DE VÍDEOS DIGITAIS NO LEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
Uso e Produção de Vídeos Digitais. Laboratório de Ensino de Matemática. Educação Matemática. Teoria Fundamentada nos Dados.
Objetivamos com esta pesquisa compreender o lugar que os vídeos digitais podem ocupar dentro do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e sua contribuição para a prática docente. Especificamente buscamos analisar o papel dos vídeos digitais produzidos por professores de matemática; discutir a viabilidade da produção e uso de vídeos digitais no LEM e identificar os limites e possibilidades da produção e uso de vídeos digitais na prática docente. Metodologicamente, adotamos paradigma qualitativo, com o uso do método da pesquisa-ação e, como instrumentos de produção dos dados utilizamos, a observação participante, notas de campo, questionário com questões abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas e registro audiovisual. Para organizar e sistematizar todo o material produzido no cenário de investigação utilizamos a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A metodologia da TFD combina tanto os métodos indutivos como os dedutivos, nestas perspectivas a teoria emerge de observações específicas e dos dados gerados. Todo o processo de desenvolvimento aconteceu a luz da TFD e, ocorreu mediante codificação dos incidentes, códigos e identificação das categorias emergentes, também realizamos a triangulação dos instrumentos e dados, viabilizando maior confiabilidade na análise. O objetivo desses processos de análise foi buscar elementos para possamos compreender o movimento de incorporação dos vídeos na Educação Matemática, realizando discussões sobre os desdobramentos dos vieses da pesquisa. O contexto de produção de dados foi no Cefapro de Sinop/MT, com os professores da rede estadual de educação, nas escolas e turmas cujos professores participantes do curso de formação atuam. Inicialmente, os resultados apontam para possibilidades de produção e uso dos vídeos no ambiente escolar, tanto no ensino, quanto na aprendizagem. No entanto, os mesmos resultados identificam que as possibilidades de produção e uso dessa mídia digital não se consolida no LEM, devido a não existência de um local apropriado para implementá-lo. Espera-se que este trabalho venha somar para as unidades escolares que possuem o LEM tornando-o um espaço para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem por meio de práticas pedagógicas insubordinadas.