Banca de QUALIFICAÇÃO: HUCLEMYKA GOMES TOSCANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUCLEMYKA GOMES TOSCANO
DATA : 14/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA 11ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PANTANAL


PALAVRAS-CHAVES:

Feiras / mostras científicas. Práticas Pedagógicas. Professores que Ensinam Matemática. Educação Básica. Abordagem qualitativa.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este estudo insere-se no contexto das feiras e mostras científicas e na prática dos professores que ensinam Matemática e que orientam esses trabalhos na educação básica. Assim, nosso objetivo é investigar as práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na 11ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. A questão norteadora da pesquisa é: quais são as práticas pedagógicas dos professores que ensinam Matemática na 11ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal? Sob o prisma metodológico, optamos por uma abordagem qualitativa com o propósito de descrever os conteúdos e temáticas predominantes nos trabalhos de Matemática e identificar as práticas pedagógicas dos professores orientadores no evento. Para isso, analisamos 175 pré-projetos enviados por esses professores. O corpus deste estudo consistiu em 33 pesquisas selecionadas com base em critérios de inclusão e exclusão, considerando títulos, objetivos, introdução e desenvolvimento que explicitam algum direcionamento para a Matemática. Para a análise dos dados, realizamos uma sistematização por meio da Análise de Conteúdo, conforme as abordagens de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). Esse processo resultou na constituição de 07 Unidades de Registro, que foram interligadas por meio de concordâncias e discordâncias, culminando na estruturação de três Categorias de Análise: (i) Educação Financeira e Estatística; (ii) Etnomatemática e Aplicação Prática de Conteúdos Matemáticos; e (iii) Modelagem Matemática e Uso de Tecnologias Digitais. A interpretação dos dados foi conduzida através de um processo dialógico, utilizando conceitos delineados pelos embasamentos teóricos da pesquisa, com o objetivo de adquirir uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Dessa forma, almejamos que os achados desta pesquisa promovam o avanço do ensino de Matemática na Educação Básica, fomentando inovação e reflexão acerca de metodologias que possibilitem uma prática pedagógica mais ajustada às demandas dos discentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Presidente - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNILA
Externo à Instituição - WELIGNTON FRANCISCO - UNILA
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 08:19
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1