Potencialidades para o aprimoramento da aprendizagem de matemática no uso dos conceitos do pensamento computacional em atividades desplugadas para alunos do fundamental I.
Pensamento computacional, matemática, ensino fundamental I, atividades desplugadas.
O trabalho de pesquisa tem por objetivo, investigar quais as potencialidades e limitações para o aprimoramento da aprendizagem de matemática no ensino fundamental I ( 1° ao 5° ano), na aplicação de atividades com base nos conceitos do pensamento computacional apresentados por Brackmann (2017), tendo como problemática em saber se o pensamento computacional poderia promover a integração desta cibercultura sobre o processo de aprendizagem da matemática para com alunos do fundamental I por meio de atividades desplugadas? Afim de buscar sanar esta questão, este trabalho de pesquisa propõe apresentaraspectos sobre a origem, evolução e conceitos do pensamento computacional, de acordo com a visão de Brackmann (2017), por meio de uma abordagem qualitativa, pelo método de Experiência de Ensino por meio do paradigma de Pesquisa em design, sendo aplicado de modo remoto , em uma intervenção colaborativa entre pesquisador e participantes, sendo a construção de dados desenvolvida com professores que trabalham com turmas desta etapa de ensino. O procedimento de análise dos dados aconteceu por meio de um refinamento progressivo, o qual se dividiu em 2 momentos: análise preliminar e análise retrospectiva, que aconteciam continuamente, durante o desenvolvimento das sessões de coleta dos dados. A análise preliminar aplicada após cada sessão de atividades, onde foram trabalhados os conceitos e logo em seguida observada os modelos mentais elaborados pelos participantes para resolução dos problemas apresentados e geração de novas hipóteses realizada pelos mesmos. A análise retrospectiva, ocorreu de forma colaborativa, tendo como propósito sistematizar sua interpretação, com base em seus referenciais teóricos, propondo alteração nas atividades realizadas de modo a melhorar a capacidade de melhor efeito das atividades no objetivo conceitual de cada pilar do pensamento computacional discutido. As sessões ocorreram de forma síncrona, com o uso do Google Meet e de forma assíncrona, com o uso do Google Classroom, e as atividades desplugadas propostas foram feitas em material impresso. As atividades utilizadas envolveram situações problemas abordando as habilidades descritas na Base Comum Currículo - BNCC, que nos permitiram propor um modelo que visava integrar as práticas pedagógicas e o pensamento computacional, como estratégia didática e metodológica voltado à alunos do fundamental I (1° ao 5° anos).