PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES-MT
Ensino; Práticas docentes de Matemática; Educação de Jovens e Adultos.
Os processos de ensino e de aprendizagem de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm se constituído em objeto de interesse e estudo, dadas as inquietações de professores e pesquisadores em adequar e efetivar o trabalho pedagógico em Matemática em consonância às características socioculturais dos educandos dessa modalidade da Educação Básica. Desse modo, esta investigação consiste em identificar, por meio das falas dos professores, o conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas práticas docentes através da vivência no codiano no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA 15 de Outubro, em Barra do Bugres – MT. A partir disso, formulamos a seguinte questão orientadora: Quais as práticas docentes no esnsino de Matemática constiuídas no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Barra do Bugres? Com isso, o objetivo é (re)construir a história das práticas docentes no esnsino de Matemática constiuídas no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Barra do Bugres. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com a metodologia da História Oral, na perspectiva de Alberti (2004). Para compor o conjunto de sujeitos participantes, consideramos um grupo de professores matemáticos e pedagogos do CEJA 15 de Outubro, em Barra do Bugres. A análise de dados ocorreu na perspectiva de Severino (2007), com a análise interpretativa. Desta forma, pode-se afirmar que as reflexões produzidas e os saberes dos professores compartilhados a partir das entrevistas permitem constatar que a sensibilidade é um fator importante para o trabalho docente. Mesmo com todas as técnicas e teorias, a relação humana e a interlocução entre professores e alunos produz conhecimentos e aprendizagens que marcarm os sujeitos da EJA.