NECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Necessidades Formativas de Professores, Formação de Professores, Formação Permanente em Serviço, Ensino de Matemática.
Esta pesquisa teve o objetivo de estudar as necessidades formativas dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais situadas no município de Barra do Bugres. Metodologicamente, foi um levantamento (Survey) com questionário online, (via Google Forms), aplicado a amostra de 20 Professores de matemática, num universo de 25 professores. Os dados foram analisados por representação gráfica e análise de frequência. Os participantes da pesquisa foram convidados por e-mail e também por WhatsApp. Esta investigação foi conduzida com a seguinte pergunta: Quais são as necessidades formativas dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais de Barra do Bugres, que sirvam de indicador para modelar uma proposta de formação continuada? Como resposta ao problema de pesquisa, os resultados demonstram que os professores participantes da investigação apresentam necessidades de formação continuada, que pode ser observado nos indicadores dessas necessidades, seguidos da frequência de sua ocorrência: a) insatisfeitos com a formação continuada desenvolvida na escola (6), nem satisfeito nem insatisfeito (6); b) média, alta ou altíssima dificuldades de ensinar conteúdo matemático no 8º e 9º anos (3); c) média ou alta dificuldade de uso de RTD - lousa digital (11); softwares (8), Zoom (8), gravação de videoaulas (7); google Classroom e aplicativos (6); d) média, alta ou altíssima dificuldade em relação à: Sala de Aula Invertida (9); Pedagogia de Projeto (8); uso de Teoria de Aprendizagem (7); PBD - Aprendizagem Baseada em Problemas (7); e) média, alta ou altíssima dificuldade em: ensinar matemática a alunos com necessidades especiais (12), produção de material didático adaptado (12), produzir materiais didáticos (10); uso de material adaptado (10); pesquisar e selecionar materiais didáticos (8). Independente do grau de dificuldade, sendo ele baixo, médio, alto ou altíssimo isso pode indicar que há necessidade de intervenção na formação continuada dos professores. Assim, entendemos que os aspectos evidenciados nesta pesquisa podem contribuir para nortear o planejamento da futura formação continuada dos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental no município de Barra do Bugres-MT.