O CURSO DE MATEMÁTICA DO PROJETO PARCELADAS EM BARRA DO BUGRES-MT
Do Araguaia ao Paraguai!
Formação em serviço, professores de Matemática, Ensino
A pesquisa trata do processo de formação de professores no Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas - PLPP, desenvolvido em Barra do Bugres – MT, no período de 1994 a 1999. A pesquisa teve como objetivo investigar como ocorreu a formação na visão dos (as) cursistas egressos (as) do curso de matemática e como o processo de formação em serviço interferiu na prática docente desses (as) professores (as) em sala de aula. Como direcionamento, fez-se necessário perguntar: O que foi o curso na visão dos (as) cursistas professores (as) egressos (as)? Como o processo de formação em serviço interferiu na prática docente em sala de aula? Os dados foram levantados a partir de depoimentos orais, trazendo para as discussões de formação de professores de matemática as experiências vivenciadas por esses cursistas (as) professores (as), que já tinham experiência de sala de aula e que, junto com a prática, fez a sua formação em Licenciatura. O trabalho foi embasado teoricamente em autores tais como D’Ambrósio (1996), Freitas (2005), Fiorentini (2008), Tardif (2014), entre outros. A pesquisa encontra-se na perspectiva qualitativa, ancorado na História Oral e análise documental. O estudo pode contribuir com o processo de discussão da formação de professores em diferentes aspectos e dimensões.