DISCUTINDO A MATEMÁTICA DO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Matemática do GeoGebra; Curso online de GeoGebra; Geometria espacial
Esta pesquisa tem por objetivo compreender as direções do trânsito entre modos de produção de significados matemáticos nas interações sobre geometria espacial dos cursistas da 17º edição do curso de GeoGebra. Fundamentada em Gonçalves (2016) que discute o transitar entre a Matemática do Matemático (MM), Matemática da Escola (ME) e propõe a Matemática do GeoGebra (MG). Buscando responder: Como ocorre o transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola, a Matemática do GeoGebra no ensino de geometria espacial? Para isso foram analisadas as produções de 137 cursistas da 17º edição do curso online de GeoGebra realizado pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana, relativas à geometria espacial. Realizamos um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, com o apoio do software MAXQDA no tratamento dos dados e utilizando os pressupostos da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016) para o cumprimento das etapas de imersão, categorização e análise dos dados. Chegamos a três categorias principais: a Matemática do GeoGebra como estratégia inicial; a Matemática do GeoGebra intermediando a Matemática do Matemático e a Matemática da Escola; e a Matemática do GeoGebra como estratégia final. Em nossa interpretação chegamos a uma compreensão de forma sintetizada sobre como um coletivo de professores pensam em atividades e produzem materiais para suas aulas com o GeoGebra.