A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS- CAMPO NOVO DO PARECIS: desafios, desconstruções e re-construções
Etnomatemática, surdez, inclusão.
Essa dissertação constitui-se numa pesquisa desenvolvida com os alunos surdos da rede estadual, municipal e federal de Campo Novo do Parecis, no Estado de Mato Grosso, contando com a participação de 10 alunos, 4 pais e 3 intérpretes, sendo esses alunos de séries diferentes. Tivemos como objetivo geral verificar como o aluno compreende o ensino da matemática formal e como a mesma é inserida no seu ambiente escolar, e se os mesmos percebem essa matemática no seu contexto social e cultural. Logo a necessidade de trabalhar os conteúdos matemáticos na sua língua materna, elaborando atividades visuais, para despertar no educando sua curiosidade, estimulando sua capacidade de resolver problemas de raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. O nosso problema de pesquisa está delineado pela compreensão dos conceitos matemáticos e pela dificuldade da inclusão do alunos surdo no ambiente escolar. A partir dessa problemática, percebemos a necessidade de investigarmos, analisarmos e compreendermos como os conceitos matemáticos que foram inseridos no seu ambiente escolar estão sendo compreendidos e correlacionados com as experiências matemáticas no seu contexto social e cultural. A metodologia de investigação é de natureza qualitativa embasada em STAKE (2011) e MIGLIOLI (2006), tendo como instrumento de produção de dados as narrativas e entrevistas com LUDKE e ANDRÉ (1986) e GIL(2016), com aproximação da História Oral. Como aporte teórico, fundamentou-se principalmente em D’AMBRÓSIO (2017) e MANTOAN (2003) que trabalham a importância da inclusão dos grupos minoritários, da sua identidade e de seus saberes e fazeres, ponto essencial dessa dissertação. Como parte do desfecho apresentou-se como fatores que influenciam nessa compreensão dos conceitos a importância da contextualização do ensino da matemática e do uso da sua língua materna, o que contribui na busca do êxito da vida educacional dos alunos, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e prática, além de prazerosa.