Banca de DEFESA: JUSCINÉIA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSCINÉIA PEREIRA
DATA : 04/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do GoogleMeet
TÍTULO:

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS ANOS DE 2020 E 2021: MAIS ALGUNS DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NA PANDEMIA


PALAVRAS-CHAVES:

EJA; Ensino Híbrido; Ensino Remoto; Matemática e Ciências de Natureza.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

Esta pesquisa busca construir um estudo sobre cenários políticos, administrativos e pedagógicos no período pandêmico da educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como contexto as turmas do segundo segmento EJA da Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus e as relações entre professores e alunos desse contexto, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. A pesquisa desponta como grande questionamento dessa pesquisa: Quais as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores de Matemática do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos-EJA nas aulas remotas na Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus? E quais estratégias dos docentes são perceptíveis no ensino da EJA, devido a Pandemia da COVID-19? A pesquisa teve como objetivo geral analisar quais as práticas pedagógicas foram utilizadas nos anos de 2020 e 2021 nas aulas de Matemática na Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus, na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) nas turmas do segundo segmento Ensino Fundamental da EJA, bem como, compreender quais foram as percepções dos professores sobre as aulas remotas e híbridas nas aulas de Matemática. Os conceitos: de segregação cognitiva e segregação digital, de metodologias ativas, Ensino Remoto e Ensino híbrido no Ensino de Matemática, serão os motes de discussão para problematizar e fundamentar o objeto de estudo. A fundamentação teórica se pautará em diálogos com a temática da EJA, e a interface com a Matemática e o Ensino Remoto e híbrido, tomando-se como referência Freire (1997). A produção das informações foi realizada através da entrevista semiestruturada com docentes, estudantes e gestão escolar, com o auxílio de roteiro com perguntas orientadoras e gravação do áudio dos encontros com o aparelho celular e ancorada pela História Oral. A análise seguirá conforme prescreve Severino (2007) que discute sobre a análise interpretativa. Os resultados da pesquisa indicam que, durante a pandemia, tanto os alunos quanto os professores e a gestão escolar na EJA da E. E. Evangélica Assembleia de Deus enfrentaram significativas adaptações e desafios, principalmente devido à falta de acesso à internet e equipamentos adequados. As aulas remotas, se mostraram mais focadas na verificação de atividades realizadas pelos estudantes, omitindo o ensino-aprendizagem, dessa forma revelaram limitações na compreensão do conteúdo sem a presença física do professor. A maioria dos alunos optaram por materiais impressos, negligenciando a necessidade de estratégias diferenciadas para garantir a aprendizagem e evitar a evasão escolar. Por fim, propõe-se um estudo mais detalhado dos recursos e plataformas empregados, com o objetivo de otimizar o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 45557013 - JOÃO SEVERINO FILHO
Externo ao Programa - 99243001 - EDIVAGNER SOUZA DOS SANTOS
Externo à Instituição - FLAVIA LORENA BRITO - IFMT
Notícia cadastrada em: 03/10/2024 16:59
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