APRENDIZAGEM DAS HABILIDADES ARITMÉTICAS BÁSICAS POR ESTUDANTE DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Aritmética Elementar; Sistema de Numeração; Dificuldades de Aprendizagem; Intervenção Psicopedagógica.
O objetivo da pesquisa foi estudar o processo do desenvolvimento da aprendizagem das Habilidades Aritméticas Básicas por estudante do 5º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem e responder a seguinte problema de pesquisa: Como a intervenção psicopedagógica, enquanto ação mediadora, possibilita o desenvolvimento das habilidades aritméticas básicas em estudante com dificuldades de aprendizagem do 5º ano do Ensino Fundamental? Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica com revisão sistemática da literatura baseada no protocolo de Nakagawa et al. (2017), que permitiu obter referências conceituais da literatura sobre a aprendizagem de matemática por estudante com dificuldades de aprendizagem e; o estudo de caso único, por meio da descrição teórica de Yin (2001), Gil (2021), Ventura (2007) e Creswell (2014) com aplicação de intervenção psicopedagógica, cuja unidade de análise de caso, foi um estudante do 5º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem nas habilidades aritméticas básicas. Para a coleta de dados, utilizamos: a avaliação psicopedagógica com aplicação da anamnese psicopedagógica junto à família, observações do professor-pesquisador, observação sistemática do estudante, testes psicopedagógicos de desempenho escolar: (EOCA, TDE, Provas Piagetianas, Técnicas Projetivas e Coruja Promat) e, por fim, aplicamos intervenção psicopedagógica, tendo como referência: Weiss (2015), Fernandes (1990), Piaget (1975), Bossa (1992), Chamat (2008), Sampaio (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Para análise dos dados utilizamos a análise interpretativa dos dados, conforme Creswell (2014). Resultado esperado: permitiu desenvolver as habilidades das quatro operações aritméticas básicas, a identificação e utilização do sistema de numeração decimal com a aplicação da intervenção psicopedagógica, sendo uma ação mediadora da construção da aprendizagem deste estudante que permitiu demonstrar que através do uso da intervenção psicopedagógica foi eficiente na condição inicial da aprendizagem que o estudante se encontrava o e após sua aplicação, o mesmo elevou seu nível de aprendizagem das habilidades aritméticas básicas.