TABELA PERIÓDICA INTERATIVA NO SCRATCH: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA DE PROPRIEDADES PERIÓDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA
Interdisciplinaridade. Matemática. Química. Scratch. Propriedades periódicas
No contexto do ensino de ciências, especificamente nos temas que abordam química e os fundamentos matemáticos aplicados a essa área, enfrentamos desafios consideráveis. Além disso, não é mais possível separar a educação do ambiente permeado por tecnologias digitais em que o aluno está inserido, ou seja, é cada vez mais necessário o uso de recursos tecnológicos no ensino. Neste contexto, o objetivo da pesquisa foi compreender as contribuições do uso software Scratch no ensino do cálculo da massa atômica para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. A referida pesquisa foi desenvolvida com treze alunos da Escola Estadual Professor João Batista, de Tangará da Serra - MT. Esta pesquisa buscou responder à seguinte questão que norteou a construção deste trabalho: Como a construção de uma tabela periódica interativa no Scratch pode mediar o ensino do cálculo da massa atômica? Com base nesse questionamento, foi construída e executada uma sequência didática investigativa em encontros presenciais, na qual os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar as contribuições do uso do software Scratch no ensino de ciências do 9° ano do Ensino Fundamental, por meio da construção da tabela periódica interativa e conceitos inter-relacionados de Química e Matemática. Essa sequência didática integrou o ensino de Química e propriedades periódicas de forma interdisciplinar, contextualizada e tecnológica, utilizando o software Scratch para a construção da tabela periódica interativa. Durante a realização da sequência didática os alunos foram incentivados a investigar e compreender as relações entre os elementos químicos, suas propriedades e suas posições na tabela periódica, por meio da programação e interação com o software. O método indutivo foi utilizado nas análises dos dados, emergindo três categorias: 1) Utilização de tecnologias digitais e software de programação; 2) Software Scratch e tabela periódica interativa; e 3) Massa atômica: uma perspectiva interdisciplinar. Os resultados mostraram que a incorporação de tecnologias digitais e software de programação foi bem aceita pelos alunos despertando interesse pelo conteúdo. Além disso, a infraestrutura escolar foi considerada satisfatória com o uso de Chromebook para a realização da pesquisa. A construção da tabela periódica interativa usando o Software Scratch apresentou desafios iniciais, na compreensão dos comandos, mas superaram com o envolvimento, a prática e a colaboração entre eles aprimorando suas habilidades de programação e mostrando que o Scratch pode contribuir para uma abordagem envolvente e motivadora, incentivando a criatividade, autonomia, integrando conceitos de química e uso de fundamentos matemáticos, permitindo uma troca de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades. A abordagem interdisciplinar entre Química e Matemática, utilizando a tabela periódica interativa construída no Software Scratch pelos alunos foi motivadora e prendeu a atenção dos alunos no ensino da massa atômica. Por fim, a utilização do Software Scratch no ensino de Química mostrou-se um importante recurso, permitindo uma abordagem interdisciplinar e tecnológica que pode favorecer tanto o contexto escolar quanto a compreensão de conceitos importantes na área de Química e Matemática.