METODOLOGIAS ATIVAS/ALTERNATIVAS NA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PONTES E LACERDA/MT
Metodologias Ativas/Alternativas
Professores de Matemática
Ensino Médio
A presente pesquisa teve como objetivo identificar e investigar compreensão dos professores no uso das Metodologias Ativas/Alternativas no Ensino de Matemática no Ensino Médio das Escolas Estaduais de Pontes e Lacerda/MT. A pesquisa levou em consideração as percepções dos professores em ensinar por meio das Metodologias Ativas/Alternativas e suas abordagens metodológicas, além de verificar a necessidade de sistematizar e aprofundar nos trabalhos desenvolvidos de maneira a contribuir na melhoria do uso destas metodologias no ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. A pesquisa do tipo qualitativa, em um caráter descritivo e exploratório, foi realizada no município de Pontes e Lacerda, em quatro escolas. A produção de dados foi através da análise dos planos de aula e questionários com perguntas fechadas. Participaram do questionário 16 professores, destes, 15 entregaram seus planos de aula. Os resultados demonstraram diferenças na estrutura física dos planos de aula e a prática pedagógica dos professores. Dos 431 planos analisados, 151 tinha metodologias direcionadas a MAA e a que mais se destacou foi a Aprendizagem por Investigação que foi abordada em quase 55% dos planos. No questionário, a MAA mais aplicada em sala de aula de acordo com as respostas foi a Sala de Aula Invertida com 62,5% das respostas. Dessa forma, este estudo leva a reflexão sobre formação continuada para os professores voltada para o ensino com Metodologias Ativas, para valorizar especialmente o aluno no centro do processo da aprendizagem. Dessa forma, espera-se com os resultados da pesquisa, contribuir com o ensino e aprendizagem, com a utilização de práticas por meio das Metodologias Ativas/Alternativas, fortalecendo os conhecimentos em favor da melhoria da qualidade da educação.