DEFASAGEM DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem de Matemática, Ensino Fundamental, Dificuldades/Defasagem de Aprendizagem.
Objetivo da presente pesquisa consistiu em estudar a defasagem de aprendizagem matemática dos estudantes do Ensino Fundamental, com pesquisa bibliografica a respeito do tema demostrando um panorama geral no Brasil. Além da identificação por meio da revisão sistemática da literatura se existe a prática de intervenção pedagógica para mitigar a resolução dos problemas de aprendizagem matemática identificados nos estudantes. Para tal, utilizaremos como métodos a análise bibliográfica mais especificamante a revisão sistemática. Para análise de dados foi realizado a sistematização de acordo com estudos que demostrem as habilidades dos estudantes e quais os outros fatores intervenientes no processo de aprendizagem dos infantos. A metodologia de pesquisa adotada quanto aos objetivos é a exploratória, tendo como procedimento a Pesquisa Bibliográfica, conduzida por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura sobre estudos publicados a partir da publicação mais antiga dos assuntos relacionados a temática da pesquisa identificados nas plataformas de buscas até (e inclusive) o ano de 2020. A análise dos dados empregou a abordagem qualitativa para demonstração, sistematização e discussão, a partir dos resultados dos estudos incluídos, recorrendo-se aos conceitos de meta-cognição. A fundamentação teórica se baseia em conceitos relacionados aos diferentes defasagens de aprendizagem. As estratégias de busca identificaram 285.389 resultados, dos quais a partir da leitura dos títulos e resumos foram considerados potencialmente relevantes e com a leitura das demais seções 13 estudos foram incluídos. Desses estudos foram extraídos dados de autoria, resultados gerais como fonte, local e ano de publicação, método de pesquisa e disciplinas ou conteúdos trabalhados, os quais são apresentados neste trabalho, incluindo uma discussão sobre defasagem de aprendizagem matemática dos estudantes da ensino fundamental.