Interações Colaborativas em um ambiente de Comunidade online “sócio profissional” de professores de matemática
GeoGebra; Interações Colaborativas; Ensino; Derivadas.
Procuramos analisar as interações1 ocorridas em oito edições do curso online de GeoGebra oferecidos pela Comunidade Online OGeoGebra e Universidade do Estado do Paraná (UNESPAR) a professores e interessados no estudo de matemática, a fim de as reconhecer e estudar, especificamente, as que geraram produções (enunciados textuais, imagens e applets) sobre Derivadas de Funções Reais. Entendemos que a dinâmica do curso em questão, proporciona a ocorrência de interações (o movimento comunicativo) intensas a respeito do estudo de matemática, por vezes não presentes em outros ambientes de ensino. Desta forma, pretendemos investigar estas produções na procura por compreender o fenômeno. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, por meio de buscas junto à plataforma Moodle do curso na identificação das produções e, seu estudo e codificação com o software de pesquisa qualitativa MaxQda, a fim de realizar seu estudo por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) Moraes e Galiazzi (2011), de modo que ao imergirmos ao contexto em que ocorre o fenômeno, queremos nos colocar enquanto autores/leitores das produções, mapear as produções e possíveis significados e, categorizá-las quanto a seus modos de ocorrência.