PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO AMBITO DOS PPCS (PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS) DE LICENCIATURA NO BRASIL
Psicologia da Educação Matemática; Formação Inicial de Professores de Matemática; Aprendizagem dos Alunos e suas Características.
Esta pesquisa está inserida no campo da Educação Matemática, mais especificamente no âmbito da Formação de Professores de Matemática. Nesta pesquisa objetivamos Compreender como à Disciplina de Psicologia da Educação está explicitada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Além disso, queremos: (i) Elencar as principais abordagens da disciplina de Psicologia da Educação contribui para a Formação Inicial dos Professores de Matemática no Brasil; bem como Identificar nas ementas da matriz curricular contidas nos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil como está estruturada a disciplina de Psicologia da Educação. Na busca de contemplarmos os objetivos, definimos a seguinte questão norteadora: Quais são os conhecimentos dos alunos e suas características elencadas pela Disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil? Adotamos os pressupostos da pesquisa qualitativa na modalidade documental, sendo o corpus da pesquisa 235 PPCs de Licenciatura em Matemática, nos quais, iremos analisar as ementas dos mesmos, para direcionar à análise dos dados recorremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos possibilitou a constituição de três Categorias de Análise:(i) Psicologia como Ciência, (ii) Psicologia da Educação e (iii) Psicologia e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Matemática. Estas três Categorias de Análise representam a síntese das significações, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa, para nos proporcionar compreensões do objeto investigado.Utilizamos como referencial teórico as bases do conhecimento para o ensino propostas em Shulman (1986), para identificar temas que se relacionem com a Educação Matemática e a Formação Inicial de professores de Matemática e também, pesquisas que abordam especificamente aspectos da Disciplina de Psicologia nas Licenciaturas em Matemática.