MULHERES NEGRAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO NOVO ENSINO MÉDIO.
Ensino de História; Mulheres Negras, Livro didático, Novo Ensino Médio.
Esta dissertação é o produto de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa “Saberes históricos no espaço escolar”. A dissertação tem o objetivo de analisar a presença da história das mulheres negras e os significados atribuídos nos conteúdos de história das Coleções de Ciências Humanas do Ensino Médio, considerando o contexto das políticas educacionais, como a Lei 10.639/03, a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Novo Ensino. Ao propormos essa pesquisa dentro do material didático do Novo Ensino Médio, entendemos que todo esse diálogo está inserido em um contexto histórico e político após 2016, durante o governo Michel Temer. A partir disso, compreendemos que ao ensinar a história das mulheres negras como sujeitos e parte integrante da história, é fundamental para o reconhecimento da pluralidade de experiências e da complexidade da nossa sociedade. Como referencial teórico utilizamos as perspectivas decoloniais e interseccionais baseada em uma abordagem mais inclusiva e representativa do Ensino de História, utilizando os conceitos de Colonialidade do poder, Racialização dos povos, Interseccionalidade e Colonialidade de gênero de autores como Akotirene (2019), Crenshaw (2001), Quijano (2005) e Lugones (2014). A metodologia escolhida a partir da abordagem qualitativa fundamentada por Bogdan, Biklen (1997), Lüdke; André (2018), Triviños (1987), Chizotti (2000) e Análise de Conteúdo de Bardin (1977) para análise dos dados. Entendemos que as mulheres negras foram sujeitdadas a ser representadas pela escrita da história de forma subordinada à perspectiva eurocêntrica e etnocêntrica da história, resultando num verdadeiro epistemicídio tanto na história das mulheres como na história da população negra.