HISTÓRIA DAS MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDATICO DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTA DE MATO GROSSO (2017-2019)
Mulheres Negras, Livros didáticos, Ensino de História
Esta pesquisa analisou, como as mulheres negras foram representadas nos livros didáticos de história do ensino fundamental, da coletânea História, sociedade e cidadania de Alfredo Boulos Junior, referente ao triênio de 2017 a 2019. A investigação investigou as imagens, textos e atividades propostas nos conteúdos em que apresentam as experiências históricas dessas mulheres. Os materiais didáticos selecionados para a pesquisa são referentes aos livros utilizados nas turmas do sexto, sétimo, oitavo e nono ano do ensino fundamental. As análises e discussões foram permeadas pela perspectiva teórica de Djamila Ribeiro, Lélia Gonzalez, Circe Guimarães, Kabenguele Munganga, e Nilma Lino Gomes, Stuart Hall e bell hooks. Como resultado da pesquisa foi elaborado um guia didático, como produto a ser apresentado no programa de pós graduação profHistória. O material tem como proposta apresentar história biográficas de mulheres negras que tiveram múltiplas experiencias históricas, apresentando a história dessas mulheres desde a antiguidade, Brasil oitocentista e na história do tempo recente. Além dessas biografias há sugestões de atividades e filmes, para auxiliar o trabalho do professor para incluir a história dessas mulheres no conteúdo programático.