ENSINO DE HISTÓRIA E O GOVERNO VARGAS (1930-1945): UMA ANÁLISE DE CHARGES
ProfHistória. Ensino de História. Conhecimento histórico escolar. Charges. Governo Vargas (1930-1945). BNCC.
A presente dissertação tem como objetivo principal a utilização de charges no ensino de História. A partir da análise dos principais documentos referentes a educação brasileira no século XX e início do século XXI, constatamos que só recentemente, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), da Lei de Diretrizes de Bases Lei 9394/96 (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é que a preocupação com métodos de ensino que utilizem fontes históricas e análise de documentos passaram a ser considerados competências e habilidades que devem orientar a prática dos professores de história nas escolas. Desse modo, seguindo essas orientações, fizemos uma seleção de charges publicadas entre 1930 e 1945, período conhecido como governo Vargas, que retratam os principais acontecimentos políticos que se consagraram como fatos históricos. As charges foram selecionadas por meio do site da Biblioteca Nacional, sessão Hemeroteca, e o periódico por nós escolhido foi a revista ilustrada Careta. Este trabalho se enquadra no campo teórico da história do imaginário, e enfatiza a importância do uso de fontes iconográficas para construção do conhecimento histórico escolar, onde alunos, professores e escola, de forma dialética, problematizam, questionam, ressignificam e produzem conhecimentos originais a partir dos currículos prescritos.