O ENSINO DE HISTÓRIA EM CACOAL-RO: MEMÓRIAS E RELATOS DE PROFESSORES DOS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO (1972-2010)
Cacoal-RO. História. Ensino de história local.
Esta dissertação aborda uma história do ensino de História local em Cacoal-RO (1972-2010), desde o período da formação do povoado, passando pela sua emancipação político-administrativa. A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, tendo como eixo norteador a linha de Pesquisa 1 – Saberes Históricos no Espaço Escolar, com enfoque especial para o ensino da História na educação básica, desde os primeiros anos da vila de Cacoal. O estudo da educação escolar e do ensino de História ocorre no processo de colonização do hoje estado de Rondônia estimulado pela abertura da BR-364 e as propagandas governamentais, na década de 1970. O assentamento de migrantes denominados colonos aconteceu através dos Projetos Integrados de Colonização (PICs), geridos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A propaganda e a criação de núcleos populacionais, promoveram intensos fluxos migratórios de populações sem-terra e sem trabalho ou com pouco capital, oriundas do Nordeste, Sul e Sudeste. Nesta perspectiva, surgiu o povoado que hoje corresponde à cidade de Cacoal, nas margens da BR-364. A pesquisa compreende múltiplas identidades dos diversos grupos étnico-culturais presentes no município. Iniciamos questionando a relevância e atuação do ensino de História, durante o processo de colonização e sua contribuição para o desenvolvimento de Cacoal. Começamos a pesquisa com uma revisão bibliográfica detalhada resenhando obras impressas e digitais, para conhecer o que já se sabe sobre a história e o ensino da história de Rondônia e de Cacoal. As principais fontes documentais foram relatos de cronistas, documentos dos projetos de colonização e da educação em Rondônia, os PPPs de escolas e os relatos orais obtidos nas entrevistas com os professores de História. E utilizamos a Metodologia da História Oral para obter os relatos orais dos professores. Entrevistamos seis professores da educação básica, que atuaram ou ainda atuam na rede pública do estado e/ou município. A contribuição desta pesquisa com a sociedade rondoniense foi o registro de memórias que trazem à tona os percalços que a disciplina História de Rondônia passou por três décadas, como a falta de materiais didáticos disponíveis, a sobrecarga de horas/aula e a baixa remuneração dos professores, para a melhoria do ensino desta disciplina. Nesta situação, muitas vezes, os professores complementam sua renda assumindo mais carga horária, em várias escolas. O resultado concreto desta dissertação, foi o Guia Didático – Cacoal: princípios norteadores para o ensino da História local, para auxiliar o (a) professor (a) que se proponha a enriquecer suas aulas de História local.