ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESCOLAR EM RONDONÓPOLIS-MT
Palavras-chave: Ensino de História. Educação Patrimonial. História Local. Cidade. Patrimônio. ProfHistória
O presente trabalho, busca analisar o Ensino de História e a Educação Patrimonial como instrumentos de conscientização para preservação da História local, valorizando a identidade através de múltiplos lugares de memória. Locais que foram pensados a partir da relação dos nossos educandos com a sua própria memória. Nosso estudo utilizou elementos teóricos que pudessem dar suporte para questões aqui abordadas, como a metodologia da Educação Patrimonial, instrumento contínuo na prática pedagógica e que contribuiu para que os estudantes valorizassem a cidade enquanto local de vivência e como patrimônio cultural afetivo. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 1º Ano do Ensino Médio numa Escola Pública Estadual no Munícipio de Rondonópolis-MT e o produto desenvolvido está detalhado no capítulo final: um site didático que busca apresentar lugares de memória a partir dos olhares de nossos sujeitos históricos.