O USO DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
Realidade Aumentada, Ensino, Ensino de História, Recurso Didático, Aplicativos, Aplicativos de Realidade Aumentada
No Século XXI as Tecnologias Digitais da Informação e Comunição (TDIC) encontram-se disseminadas na sociedade de uma forma praticamente indissociável. É inegável que seus efeitos são sentidos nos mais diversos ramos do conhecimento humano, sendo a Educação uma delas. Diante dessa nova realidade que se assenta, torna-se imprescindível a busca de soluções que possibilitem uma educação onde se potencialize a aprendizagem, associada com a atratividade, para uma geração que já nasceu em meio a “revolução tecnológica”.. Nessa concepção, a Realidade Aumentada pode ser apresentada como uma ferramenta capaz de unir o aprendizagem usando-se a forma lúdica para atrair a atenção de nossos alunos de modo a atingir seus objetivos para um aluno ativo e criativo. O presente trabalho objetiva realizar ainda de forma parcial uma análise das potencialidades e usabilidades pedagógica da Realidade Aumentada no Ensino de História, partindo da conceiçao da educação histórica, problematizando se essa tecnologia tem sido muito bem aceita e empregada e se ela possibilita aos alunos e professores possibilidade para fins pedagógicos. Ao findar este trabalho proponho fazer um catálogo com os principais aplicativos de Realidade Aumentada que podem ser usados na disciplina de História.