ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E LUGARES DE MEMÓRIAS - CÁCERES – MT
Ensino de História – Patrimônio Cultural – Memória – Patrimônio Afetivo
O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o patrimônio cultural de Cáceres – MT, buscar refletir e dialogar com o ensino de História na educação básica, valorizando o patrimônio afetivo que envolve a comunidade escolar, sua memória e os espaços cotidianos. Tem como objetivo compreender a importância do ensino de História para conhecer e valorizar o patrimônio e os lugares de memórias que tem significado e estão ligados aos alunos. O trabalho esta organizado em três capítulos, no primeiro apresentamos uma discussão teórica a cerca dos conceitos que envolvem a temática, assim como também a apresentação do local onde a pesquisa se desenvolve. No segundo capítulo apresentamos o patrimônio oficial da cidade de Cáceres, com ênfase no patrimônio afetivo dos alunos. No terceiro capítulo apresentamos o resultado das atividades desenvolvidas na escola com os alunos das turmas de 6º, 7º e 8º anos. Tem como um dos objetivos a produção de um material didático-pedagógico que busca valorizar a História e o patrimônio afetivo dos alunos e também auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem.