ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM SALA DE AULA: Sujeitos e Memória na Cidade de Rondonópolis-MT
Patrimônio Cultural, Memória, Lugares de Memória, Educação Patrimonial. Ensino de História
Cultural Heritage, Memory, Places of Memory, Heritage Education.
History teaching.
A presente pesquisa teve por objetivo compreender o Ensino de História e a Educação Patrimonial como instrumentos de conscientização para preservação da História local, valorizando a identidade dos alunos através de seus múltiplos lugares de memória. Ela se insere na linha de pesquisa do PROFHISTÓRIA: “Saberes Históricos em diferentes Espaços de memória”, uma vez que procura inserir no ensino da disciplina de História, na rede pública do município de Rondonópolis-MT no Ensino Médio, a Educação Patrimonial e o ensino de História Local. Assim, a pesquisa se propõe dar visibilidade a história da cidade de Rondonópolis em Mato Grosso, problematizando as ações dos diversos grupos e atores sociais que vivenciaram os distintos períodos da cidade. Como também o contexto de vivência diária dos estudantes no bairro em que moram, possibilitando o surgimento de informações como enriquecimento às ações didáticas na aula de História. A escola é o local privilegiado para trabalharmos conceitos de Identidade, Memória, Temporalidade, Patrimônio Cultual.