Memórias de migrantes e iconografias na composição do Ensino de História em Comodoro, Mato Grosso
Ensino de História. História Local. Comodoro/Mato Grosso
Partindo do pressuposto que a história é de suma importância para a formação dos discentes enquanto cidadãos críticos e pensantes que conhecem e compreendem a história da qual fazem parte, este trabalho tem como base a questão do ensino de história que parte do local, e visa promover o conhecimento acerca da formação da cidade de Comodoro, localizada no oeste mato-grossense, bem como estimular professores da educação básica do município a incluírem esses conteúdos em suas aulas, e aos discentes a se entenderem como parte desse processo histórico que está em constante construção. O ensino que parte do local está ancorado e é discutido com respaldo nos diversos documentos que regem a Educação Básica no Brasil e no Estado de Mato Grosso. Frente a isso, e em consonância com a Lei Estadual nº 5.573/90, que estabelece a obrigatoriedade do ensino das disciplinas História, Geografia e Literatura de Mato Grosso, “nas escolas de 1º e 2º graus, públicas ou privadas”, que funcionem no Estado, o presente trabalho visa produzir uma historiografia da localidade de Comodoro/MT através de documentos pertinentes à temática da pesquisa, mas tem como foco documental entrevistas como revisitação da memória dos migrantes advindos das mais diversas regiões do país, entre as décadas de 1970 e 1980. Estes, na condição de migrantes, se estabeleceram e contribuíram para a formação da sociedade comodorense a partir de um nucleamento rural-urbano que se transformou na cidade de Comodoro, situada no oeste de Mato Grosso. Este trabalho foi produzido durante o curso do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) e busca atender a lacuna historiográfica quanto a formação da cidade de Comodoro, através de entrevistas com moradores antigos da cidade, bem como fotografias e documentos institucionais que dão conta da história dessa localidade, resultando em um produto pedagógico a ser utilizado pelos professores da Educação Básica das escolas do município, de forma a impulsionar a inclusão da história da localidade juntos aos conteúdos didático-pedagógicos trabalhados nas práticas docentes. O produto será um website intitulado “Saber mais de História Local - Memória & História comodorense”, no qual serão disponibilizados materiais documentais, imagéticos e cartográficos que possibilitem o trabalho com a história local em sala de aula como fontes documentais colhidas durante a pesquisa, bem como propostas de aula materializadas em sequências didáticas.