COMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA:
UMA METODOLOGIA POSSÍVEL
ProfHistória, Ensino de História, Composição Musical
Esta dissertação em ensino de História, versa sobre o uso da composição musical como metodologia possível à aprendizagem crítica dos conteúdos de História. O problema que motivou a investigação foi verificar como se dá o fenômeno do emprego de linguagens diferenciadas no ensino de História. Essa investigação objetiva conhecer e aprimorar metodologias viáveis para o uso da musicalidade no ensino de História; criar estratégias para ensinar os conteúdos do livro didático, por meio da composição de músicas em parceria com alunos do ensino fundamental; diferenciar métodos de ensino em História por meio do emprego da composição musical, com a intenção de cognição histórica; avaliar os estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM – V, localizado na cidade de Vilhena – RO, com o propósito de verificar a aprendizagem pretendida com a pesquisa. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, com relação aos processos da educação e do ensino, utilizou-se Carla Beatriz Meinerz (2010), Circe Bittencourt (2011), Paulo Freire (2005), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (2007) e Selva Guimarães (2012). Na perspectiva de analisar o emprego da música no ensino de História, recorreu-se às obras de Tiago Madolozzo (2015), José D’Assunção Barros (2018) e Ramon Bezerra Souza (2018). É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. No que tange à coleta de dados dos resultados das oficinas realizadas em sala de aula no ano de 2019, tendo a composição musical com temas históricos, com o recurso da realização de aulas de História, envolvendo alunos do ensino fundamental. Como propõe a pesquisa, com o desenvolvimento da prática pedagógica mediante oficinas em sala de aula, realizou-se a coleta de relato das experiências, assim como a descrição das ações realizadas. Por conseguinte, a investigação contribui para compreender a relação entre professor e aluno envolvidos no processo de ensino de História com a realização de composição de músicas com temas históricos. Com a dissertação em pauta, verificou-se que, a aprendizagem sobreveio de maneira significativa, uma vez que, os alunos, relacionaram seus saberes com as propostas de conteúdo detectando as rupturas e permanências dos acontecimentos. Essa pesquisa, apresenta o posicionamento crítico dos alunos ao constatarem e proferirem sobre os aspectos de exclusão, exploração, machismo e discriminação, nos conteúdos propostos para as oficinas. Além disso, destaca a importância de diferentes linguagens para o ensino de História. Como produto, foram elaborados três vídeos musicalizados, elaborados a partir das composições realizadas nas oficinas. Os vídeos ilustrados com desenhos autorais dos alunos ficarão disponíveis em plataforma digital para que os professores possam utilizá-los em suas aulas de História.