Banca de DEFESA: CRISTIANO MARQUES COELHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANO MARQUES COELHO
DATA : 30/09/2024
HORA: 19:00
LOCAL: Cácares
TÍTULO:

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FACULDADE INDÍGENA INTERCULTURAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - FAINDI/ UNEMAT


PALAVRAS-CHAVES:

História da FAINDI; Educação Escolar Indígena; Formação de professores indígenas.

 


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Este estudo trata-se de uma investigação sobre a criação e consolidação da Faculdade Indígena Intercultural (FAINDI) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), visando analisar a trajetória histórica da FAINDI e a sua importância para a educação escolar indígena do Mato Grosso. A educação específica e diferenciada, voltada para a formação de professores indígenas, perpassa pelo processo histórico de criação da FAINDI. A análise do percurso para a constituição da Faculdade Indígena Intercultural possibilita compreender os desafios e potencialidades desse modelo de formação específico para os professores indígenas, que propõe fortalecer a sua identidade e seus direitos, buscando contribuir para o enriquecimento e a diversidade da educação brasileira como um todo. Abordou-se neste trabalho a história da FAINDI e a sua importância no cenário nacional, bem como o desenvolvimento da Educação Escolar Indígena a partir da Convenção nº 169 da OIT, da Constituição de 1988 e de outros marcos legais como a LDBEN (Lei nº 9.394/96), RCNEI/98, Lei nº 11.645/08, RCNEI (2009) e a Resolução CNE/CP Nº 1 de 2015 e a BNCC e o Plano Nacional de Educação Escolar Indígena de 2009. A metodologia empregada no estudo utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, com base nos referenciais teórico-metodológicos da Educação Superior Indígena, aliados à análise de autores como Barros (2005), Cunha (2012), Grupioni (1995), Luciano (2006), Januário (2002) e Medeiros (2013), bem como o uso da História Oral para as análises das entrevistas, realizadas com os percussores do 3º Grau Indígena. A partir dessas bases, foi possível refletir sobre a trajetória histórica da FAINDI, considerando sua especificidade em atender um público variado, oferecendo uma formação diferenciada, a fim de promover a valorização da diversidade étnico-cultural presente nas escolas indígenas, permeada pelo conceito da interculturalidade. Dentre os resultados obtidos está a constatação de que embora tenha havido avanços a partir da criação da FAINDI, ainda há lacunas para que, na prática, a educação indígena de qualidade seja de fato uma realidade para os povos originários. Como Produto Educacional, foi produzida uma cartilha orientadora, trazendo informações sobre vestibulares, formas de ingresso, cursos oferecidos, dentre outros, em linguagem acessível e de fácil compreensão. Um QRcode na cartilha direcionará ao site da FAINDI. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 124976100 - ELIANE BOROPONEPA MONZILAR
Notícia cadastrada em: 14/09/2024 08:50
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