A RÁDIO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL
Ensino de história; rádio escolar; metodologia ativa; dever de memória.
Nesta dissertação, destaca-se o objetivo de descrever e analisar a rádio escolar como metodologia ativa no ensino de história e sua potencialidade na produção de saber histórico dos estudantes na intersecção com a historicidade dos sujeitos da colonização de Sinop para além do discurso oficial da história de Sinop. Partimos de intencionar as potencialidades dos alunos como sujeitos conscientes da sua historicidade, a partir do protagonismo com o uso das metodologias ativas, o estudo e compreensão da história local e o desenvolvimento da autonomia na construção e produção de saberes e experiências pedagógicas, descontruindo um discurso de uma história única contada dos registros oficiais. Portanto, para o Ensino de história essa pesquisa fazendo uso do conceito de dever de memória, visibiliza e realiza a ausculta das vivências dos sujeitos, utilizando como ferramenta de propagação dessas experiências a rádio escolar.
Palavras-chave: Ensino de história; rádio escolar; metodologia ativa; dever de memória.