EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES(AS) EM CÁCERES-MT
Direitos Humanos; Ensino de História; ProfHistória.
Essa pesquisa se propõe a compreender sobre a temática dos Direitos Humanos no âmbito da educação básica, na Rede Pública Estadual de Mato Grosso no município de Cáceres-MT, cujo a problemática foi delineada da seguinte forma: como e em que medida o tema da Educação em Direitos Humanos (EDH) está sendo abordado no cotidiano educacional? Em consonância com o problema temos como principal objetivo analisar como está sendo promovida a EDH nas escolas. A pesquisa será desenvolvida com estudos bibliográficos e documentais numa dinâmica descritiva e exploratória, via a abordagem qualitativa dos marcos legislativos e das diretrizes educacionais do Estado brasileiro sobre o tema. Para a coleta de dados teremos como fontes primárias, os Regimentos Internos e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das instituições selecionadas, possíveis projetos educacionais e planos de aulas dos(as) professores(as), além de um questionário que será aplicado aos(as) educadores(as). Os critérios a serem observados na reflexão serão articulados nos âmbitos da caracterização das comunidades escolares, dos princípios e concepções educacionais; objetivos, currículos, participação democrática, ambiente escolar e formação continuada sobre o tema. No findar da pesquisa propomos a confecção de um caderno paradidático enquanto produto pedagógico, com foco na temática dos Direitos Humanos. Desse modo, acreditamos que a pesquisa e o caderno paradidático proposto contribuirão para a promoção de práxis pedagógicas emancipatórias, colocando em evidencia a necessidade de ampliar o conhecimento de todos os trabalhadores da educação em relação a EDH, com o intuito de conscientizar a comunidade escolar para o convívio de uma sociedade mais justa, com indivíduos mais conscientes em relação aos seus direitos e aos seus deveres.