Banca de DEFESA: ANDREIA APARECIDA DE MOURA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA APARECIDA DE MOURA MARTINS
DATA : 27/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
TÍTULO:

 

ENSINO DE HISTÓRIA E INSTAGRAM: PADRÕES DE BELEZA DO CORPO FEMININO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Beleza do corpo feminino. Instagram. 


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Esta dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres, e se insere na linha de pesquisa "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão". O tema principal do estudo dessa dissertação são as produções de discursos relacionados aos padrões de beleza do corpo feminino na rede social Instagram e como esse conteúdo pode ser utilizado no ensino de história na educação básica. A pergunta central é: "como são constituídas as práticas discursivas em torno do padrão de beleza do corpo feminino na rede social Instagram?". O objetivo geral consiste em investigar as práticas discursivas que moldam o padrão de beleza do corpo feminino no Instagram. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1) compreender como foram construídos os discursos sobre os padrões de beleza corporal feminino ao longo do tempo; 2) Identificar os padrões de beleza facial projetados por filtros digitais; 3) Analisar os discursos de profissionais da medicina e da educação física e de digitais influencers em torno da beleza feminina; 4) Demonstrar aos estudantes que os padrões de beleza sobre o corpo da mulher se consolida por meio de uma ordem discursiva do capitalismo no século XXI; 5) Investigar os discursos que subvertem aos padrões de beleza socialmente estabelecidos; 6) Construir  uma proposta didático-pedagógica para o ensino de história com o tema dessa pesquisa. A dissertação utiliza a abordagem qualitativa com base na análise de discurso de Foucault para compreender como os discursos se entrelaçam dentro de um contexto de saber-poder que usam o corpo feminino como veículo para consolidar padrões de beleza em diferentes momentos históricos. As fontes que subsidiaram as análises foram coletadas nos perfis do Instagram de cirurgiões plásticos, dermatologistas, personal trainers e influenciadores digitais. A fundamentação teórica que nos proporcionou o debate e a análise sobre o corpo da mulher e os padrões de beleza, é sustentada pelas autoras Michelle Perrot (2005, 2007, 2017) publicação), Margareth Rago (1995, 2013,2019), Denise Bernuzzi, Sant’Anna (2000, 2014), Paula Sibilia (2012,2007) Naomi Wolf (1992), Soshana Zuboff (2021), Maria Luìsa Jimenez (2020). Os autores George Vigarello (2006) e Umberto Eco (2004) subsidiaram na compreensão sobre a história da beleza. Para pensar sobre o fazer pedagógico e o ensino de história na educação básica, as/os autoras (es): Circe Bittencout ( 2008), Maria Auxiliadora Shimith (2004,2010) Flávia Caimi e Letícia Mistura (2022), Selva Guimarães Fonseca ( 2013,2009), bel Hooks (2013,2020), José D’ Assunção Barros (2020).Esta dissertação se justifica pela importância de integrar o debate sobre os padrões de beleza do corpo feminino no ensino de história da educação básica, dada a influência significativa das redes sociais na disseminação desses ideais e seu impacto na autoimagem dos adolescentes que estão constantemente conectados ao Instagram.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interna - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Externa à Instituição - Rosilene Dias Montenegro - UFCG
Notícia cadastrada em: 13/06/2024 11:52
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