GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
ProfHistória. Ensino de História. Gamificação
A presente dissertação tem como propósito, refletir e compreender o uso da Gamificação como uma metodologia ativa no Ensino de História, cuja finalidade é viabilizar a ação do estudante na construção do conhecimento, visto que, a realidade atual tem revelado a necessidade que os jovens e os adolescentes têm para com formas de ensino que lhes sejam mais apropriados. Se considerássemos que a sala de aula pode ser vista com a ideia de um “jogo”, no qual o professor tem o papel de ensinar e os estudantes precisam realizar diversas tarefas que lhes atribuam uma pontuação ou conceito, para que ao final, estes recebam uma premiação, isto é, a aprovação ou a reprovação no final ano. Nesse caso, seria interessante se refletíssemos na seguinte questão: esse “jogo” é um bom “jogo”? Para refletir e discutir essa questão, optou-se por autoras que são referências no Ensino de História, como Isabel Barca, Flávia Eloisa Caimi, Thais Nívia de Lima Fonseca, entre outros. Trata-se de uma pesquisa a princípio bibliográfica, mas participante, pois durante a investigação foram construídas juntamente com a participação dos estudantes várias aulas gamificadas. Inicialmente é apresentada uma conceituação teórica concisa com Maude Bonenfant, Sébastien Genvo e Luciane Maria Fadel et al., entre outros. Como se trata de uma Metodologia Ativa aplicada no Ensino de História, foi desenvolvida uma breve investigação acerca desse tema, relacionado a gamificação. Relacionada ao contexto do ensino de História para estudantes do Ensino Fundamental anos finais, a gamificação é entendida como uma metodologia que promove o protagonismo e desenvolve habilidades, possibilitando maior aprendizagem, pois opera como um motor motivador e faz com que os estudantes se sintam participantes do processo. Por entender que o diálogo permanente sobre o uso da gamificação no Ensino de História é um caminho para a melhoria da prática profissional de professores que queiram trabalhar com esta metodologia, foi que surgiu a intenção de construir um livro que apresente essa discussão e com sugestões para gamificar aulas de História. Por fim são apresentados exemplos de prática de gamificação e jogos de aprendizagem, usados nas aulas de História, dentre outras, antes e durante a pandemia da Covid-19 com análise dos aspectos positivos e dos problemas identificados.