ENSINO DE HISTÓRIA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA: O CANDOMBLÉ EM TRAJETÓRIA
Ensino de História; Religiões afro-brasileiras, Candomblé, Intolerância religiosa.
A presente dissertação tem como proposta investigar as diferentes representações sociais construídas sobre o candomblé, religião afro-brasileira, pelos professores das Escola Estadual Doutor Joaquim Augusto da Costa Marques na Escola e Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima/Araputanga-MT. Espera-se que este estudo possa contribuir para formação de professores, na abordagem sobre as relações étnico-raciais com ênfase na religiosidade de matriz afro-brasileira, na especificidade do Candomblé no ensino de história. Isto de acordo com o que está definido na Lei 10.639/2002. Foi analisado o Projeto Político Pedagógico da primeira escola mencionada e desenvolvido entrevistas com professores das duas escolas, visando perceber como a temática sobre as religiões afro-brasileiras, em especial, sobre o candomblé tem sido trabalhado em sala de aula. Neste sentido, no primeiro capítulo da dissertação, intitulado "Ensino de história: dispositivos jurídico-legais que norteiam o ensino de história da África e cultura afro-brasileira”, será abordado sobre a escola em que trabalhei os conteúdos do Projeto Político-Pedagógico-PPP, o ensino de História, buscando analisar como a cultura afro-brasileira é posta neste currículo, e legislação que a ampara. No segundo capítulo, “Representações sociais sobre o Candomblé na Escola Estadual Dr. “Joaquim Augusto da Costa Marques” e Escola Estadual Nossa Senhora de Fatima/Araputanga-MT", procuramos trabalhar as representações sociais sobre o Candomblé produzidas por 12 professores das escolas acima mencionadas. Utilizamos o google Forms para coleta de informações junto aos entrevistados. A pesquisa foi feita no difícil período da pandemia do covid-19. Foi elaborado como material pedagógico (produto), uma oficina através de planos de aula roteirizado. Através desta, pretendemos trazer conhecimentos sobre o Candomblé baseado em autores que pesquisam sobre o assunto, com intuito de servir como material didático de uso para os professores em sala de aula.