ENSINO DE HISTÓRIA:
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O CANDOMBLÉ NA ESCOLA ESTADUAL DR. “JOAQUIM AUGUSTO DA COSTA MARQUES” / ARAPUTANGA-MT
Ensino de História, Representações Sociais, Candomblé
Para a abordagem sobre o Candomblé, é necessária estudo sobre esta religião, no intuito de mudar a visão já pré-concebida que a sociedade tem sobre essa e outras crenças de matrizes afro-brasileiras. O mais importante também é que, quando se fala ou se estuda determinado povo, é necessário que se compreenda a sua religião, pois não há como fazer esse estudo de forma separada. Neste sentido, esta dissertação abordará sobre o Candomblé, considerada como um dos legados do “panteão religioso organizado segundo o modelo cultural jeje-nagô” (MUNANGA, 2007, p.94). Utilizaremos bibliografias já existentes e outras formas de narrativas produzidas por professores e alunos da escola na qual leciono.
Com isso, pensar estratégias de ensino de história afro-brasileira e africana através do candomblé, enfocando o combate à intolerância religiosa e, consequentemente, ao racismo estrutural, visando os seguintes objetivos:
· Compreender como as religiões de matrizes africanas foram abordadas, ou não, no ensino de história ao longo de toda sua trajetória;
· Analisar as Leis 10.639/03 e 11.645/05 e suas contribuições para o ensino de História, como também os dispositivos jurídico-legais como os PCNs, Diretrizes e Orientações Curriculares e a BNCC;
· Combater a intolerância religiosa, problematizar os conceitos de racismo e identidade étnica.
Neste sentido, no primeiro capítulo da dissertação, intitulado "Ensino de história: dispositivos jurídico-legais que norteiam o ensino de história da África e cultura afro-brasileira”, será abordado sobre a escola em que trabalhei seu PPP, o ensino de História e o currículo, buscando analisar como a cultura afro-brasileira é posta neste currículo, e também legislação que a ampara.
No segundo capítulo, “Representações sociais sobre o Candomblé na Escola Estadual Dr. “Joaquim Augusto da Costa Marques”/Araputanga-MT", tem como proposta trabalhar com as representações sociais sobre o Candomblé produzidas por professores e alunos do ensino fundamental. Buscaremos trazer conhecimentos sobre o Candomblé baseados em autores que pesquisam sobre o assunto, com intuito de que seja um material de apoio para o conhecimento de professores das escolas.